03 outubro, 2005

Festa de anos ou perú depenado??

Não há outra maneira de o dizer: Parabéns!
'Parabenizo' (brasileirismo) todos os idiotas que até ao dia de hoje continuam a ter esperança de .... 'Parabenizo' todos os heróis esquecidos, e lembrados, que frequentemente deixam as meias desarrumadas depois de, a muito custo as usarem durante três meses e meio ... 'Parabenizo' todas as donas de casa, que dia após dia lutam desenfreadamente com os pelos, que emergem dos sovacos, adquirindo espontâneamente aromas "cebolados", produzidos pelas glândulas sudoríparas ... 'Parabenizo' esse esteio da música contemporânea, uma lenda viva, repleto de imaginação e espontaneidade, possuidor de uma lendária sensualidade, um verdadeiro macho latino, um ícone da cultura, uma marca perpétua da ocidentalidade, um verdadeiro produtor de êxtase nos cérebros (e não só), de muitas senhoras (e não só), uam autêntica máquina de fazer sucesso, um pólo de atracção para todos os desiludidos com a vida, e um pólo de afastamento para todos os possuídores de mais de um neurónio ... 'Parabenizo' os condutores de gado cuja memória foi imortalizada pelos famosos heróis do velho oeste, os "cábóis" ou em português os rapazes-vaca, uma espécie antiga de super-heróis, nos quais, os criadores do homem-esfregona e do homem-tosta e do homem-ranho e do homem-barata (este tinha de problemas com a sua própria identidade) e até do homem-aranha, se viriam a inspirar... Não tenho palavras para descrever o sentimento que me invade a alma, quando penso naquele pobre ser vivo a que chamamos perú. São dois os momentos de grande pesar na vida do pobre animal, passo a citar:
O primeiro momento está relacionado com o desporto-rei, o futebol, no meio de aplausos e gritos eufóricos, 22 jogadores perseguem estúpidamente um esférico aborrachado o qual tentam desesperadamente introduzir num minúsculo orificio de 7 mts de largura por 2 mts e tal de altura (diga-se que é uma tarefa dificílima), enquanto isso nas bancadas o populacho emborca imperiais servidas em copos de plástico e aproveita para se familiarizar com o àrbitro chamando-lhe nomes com os quais se identificam em termos familiares (entre toda a fauna do planeta este estranho comportamento só acontece nos humanos, não há ainda explicação para este fenómeno). Mas, e o perú? Pois o pobre animal é também chamado ao jogo nos momentos de maior "frisson", ou seja quando o guarda-redes decide ir tomar uma 'bejeca' ao bar em pleno jogo, é aí que o populacho decide chamar o pobre animal com vistas à sua execução em plena praça pública. É duro ser perú nos dias de hoje, que culpa tem a pobre criatura? Sóse for pelos estranhos e guturais sons que profere.
O outro momento de tortura do pobre perú é por alturas do natal quando é suposto haver paz e boa vontade. Numa malvada acção de tortura o desesperado animal é convidado a apanhar a maior buba da sua curta vida, quando todos os seus poros exalam já o aroma da aguardente feita a martelo na tasca da esquina, onde pára um ou dois frascos ambulantes de orgãos em conserva, quando os olhos do bicho mudam de côr e o mundo acelera rodopiando a uma velocidade vertiginosa, é nesse momento da maior das curtes alguma vez experienciada por uma ave, que um vil, luzidio e contundente objecto entra em cena, é na bebedeira que o peru irá experimentar a última viagem, a cabeça rumo ao caixote do lixo e o resto corpo rumo ao forno.

'Parabenizo' todos os idiotas que leram isto até ao fim, eu tentei ler para corrigir erros e não fui capaz, e tu? Foste?

2 comentários:

david disse...

Eu consegui ler até ao fim e achei genial.
Só que...pá, 'espontaneamente' leva acento circunflexo no "a".
Muito bom.

david disse...

Peço desculpa a todos os presentes e a todos os ausentes.
O que eu queria dizer é que 'espontaneamente' NÃO leva acento circunflexo no "a".
Fora isso, tudo bem.
Excelente texto.